Pular para o conteúdo
16/11/2011 / projetoculturadepaz

“Encibrac-inho”

Abertura do EncibraquinhoNa sexta-feira, dia 21 de outubro, das 8h às 10h30, cerca de 200 alunos de cinco escolas municipais de Mogi das Cruzes se reuniram na Universidade Braz Cubas (UBC) para expor suas percepções sobre os conceitos de Ética e Cidadania, os quais foram trabalhados durante os quatro meses do projeto “Um por todos e todos por um”.

Por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, os estudantes puderam expressar suas ideias sobre temas como democracia, diversidade cultural, corrupção, inclusão social e autoestima.

O debate aconteceu durante o I Encibrac-inho, uma continuação do Encontro Científico da UBC. A programação contou com mesa-redonda, painéis, exposições e várias outras atividades que objetivam dar voz às crianças. “É a primeira vez que os alunos vão falar da transformação, de tudo que mudou na percepção deles quanto à cidadania, respeito, corrupção, entre outros temas. Desta forma, estamos preparando o cidadão do futuro”, enfatiza o coordenador acadêmico geral da UBC, professor Marcelo Chanes.

“Um por todos e todos por um” – É uma iniciativa da UBC, Instituto Mauricio de Sousa, da Controladoria Geral da União (CGU) e da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de promover ações educativas que auxiliem na formação ética e moral, formando alunos para serem cidadãos conscientes, conhecedores de seus deveres e que lutem por seus direitos. Além disso, estimula a interação entre escola e comunidade.

A pesquisa científica observacional, implantação e tabulação do resultado do “Um por todos e todos por um” ficaram sob a responsabilidade dos alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e do Mestrado da UBC.

“É um projeto importante porque é um convênio com a CGU e a UBC é uma das poucas universidades que tem uma parceria como esta. A outra é por que o Instituto Mauricio de Sousa é uma referência em materiais didáticos. Além disso, reforça a nossa parceria com a Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes”, frisa a professora Elisabete Jacques Urizzi Garcia, responsável pelo Espaço Mauricio de Sousa, que fica localizado dentro da universidade.

Participam desta iniciativa as escolas municipais: Aparecida Ferreira Cursino, Astréa Barral Nébias, Etelvina C. Salustiano, Cynira Oliveira de Castro e a escola rural Cid Torquato.

Deixe um comentário